...

A nossa história

Desde sempre que soube que o meu caminho era na moda. A incerteza sobre de que modo ia viver a moda era muita: a desenhar, como fotógrafa ou jornalista de moda talvez? Mas o destino sabe o que faz e a HALI Studio nasceu.

Chamo-me Inês e cresci em Barcelos, no coração da indústria têxtil e, enquanto criança, adorava experimentar os sapatos da minha mãe, encher-me de pulseiras e desenhar os vestidos que via na televisão; que cliché!

Neste tempo, fui, também, aproximando-me do conceito de sustentabilidade. A minha família, e em especial os meus pais, sempre me passaram as preocupações éticas e com a natureza, não fossem eles grandes amantes da natureza e da vida no campo, mas o ponto de viragem foi o The True Cost! Foi um despertar para a realidade de que a vida que eu idealizava para o futuro estava, na realidade, a contribuir para a degradação do nosso planeta. Como é possível ver este documentário e não ter vontade de mudar o mundo? Dito e feito! Sabia que tinha de agir.

Ao longo dos anos, o meu percurso levou-me por diversas cidades e países, da Covilhã, a quem brindo e que me brindou, a Bologna, Madrid, Guimarães e Yalova. A cada dia, o meu conhecimento e entusiasmo pela moda ia aumentando e as minhas ideias iam ficando mais claras.

Comecei a estudar mais sobre sustentabilidade, sobre produção e consumo sustentável e juntei-me a algumas iniciativas dentro desta temática. Esta época fez-me pensar muito em justiça; em injustiça, mais exatamente. Na injustiça que são os comportamentos das grandes empresas de fast fashion, que produzem com o lucro em vista e não pensam no planeta nem nas outras pessoas; na injustiça que é o privilégio que vem com o sexo com que nascemos ou o local em que nascemos; na injustiça que é a não inclusão de pessoas que não sejam dentro de todos os padrões definidos pela sociedade na oferta de moda. A moda atual contempla apenas corpos padronizados, deixando de lado um grande grupo de pessoas que não tem acesso a produtos de moda, mas a produtos têxteis adaptados às suas condições, seja pela limitação dos tamanhos disponíveis, seja pela limitação do design inclusivo para pessoas com deficiência. 

A HALI Studio nasce neste contexto, num sentimento de necessidade de atender a estas injustiças. Assim, durante o confinamento, começou a ser desenhada esta marca, que pretende promover a diversidade e inclusão, sem prejudicar o planeta. A missão tornou-se clara: criar produtos de moda consciente, onde o clássico e o contemporâneo se encontram, impactando o mínimo possível o ambiente e ser uma mudança positiva no mundo.

Com muito trabalho, persistência e vontade de mudar o mundo, é lançada, em 2022, a primeira coleção HALI Studio; ecológica, ética e autêntica.

Inês

Shopping Basket