Diana Pereira Redesign – Uma história de upcycling

Hoje apresento a Diana. A Diana fez comigo o mestrado e iniciou o seu projeto de upcycling.

“Olá! Eu sou a Diana, filha de uma talentosa costureira, nasci e cresci em Amarante e a minha paixão por roupas surgiu desde cedo. Sou uma antiga consumidora de moda rápida e fundadora de um dos meus projetos mais recentes no campo do upcycling, o Diana Pereira Redesign.

Desde jovem, sempre gostei muito de arte e moda e essa afinidade orientou-me ao longo da minha carreira. Comecei por tirar Artes Visuais no ensino secundário e prosseguir com a minha formação universitária na área de design de moda.

Entretanto, durante a minha licenciatura, comecei a sentir um certo desconforto em relação a algumas questões na indústria da moda. Questões relacionadas com o consumismo, produção em massa e superficialidade incomodavam-me profundamente, apesar da minha paixão por criar moda. Foi durante o meu mestrado na UMinho que fui apresentada a uma “nova” abordagem à moda.

Esta abordagem não consistia só em criar moda do zero, mas sim em recriar, valorizar o que já tínhamos e promover um estilo de vida consciente apoiado por uma causa nobre: a sustentabilidade. Esta descoberta despertou em mim um desejo avassalador de mudar o meu estilo de vida e dar início ao meu projeto mais recente.

Lembro-me claramente do dia em que decidi abandonar a moda rápida. Foi um desafio, admito, e durante essa transição, fiz 2 ou 3 compras em lojas fast fashion. No entanto, a minha determinação de mudar persistiu, e, aos poucos, sem pressas, encontrei-me a comprar apenas roupas em segunda mão, a explorar outlets e a apoiar marcas sustentáveis. Além disso, comecei a fazer mais e a personalizar as minhas próprias roupas. Hoje, posso afirmar que alcancei o meu objetivo, apesar das críticas e das dificuldades em encontrar o que eu gostava a preços acessíveis.

Recentemente, a meio de 2023, coloquei em prática o meu novo projeto de upcycling – o Diana Pereira Redesign. Este projeto consiste em oferecer serviços de reparação e recuperação de roupas, com técnicas que incluem o upcycling e consertos de costuras.

A minha missão é honrar a profissão de costureira, seguindo os passos da minha própria mãe, e incentivar o hábito de recuperar roupas, evitando o desperdício. Os meus princípios são profundamente inspirados pela filosofia japonesa do Kintsugi, que valoriza o que é obsoleto e imperfeito. Esta filosofia ensina-nos a ver as rachaduras, as quedas e as feridas como partes naturais do nosso desenvolvimento pessoal. A aceitação dessas “feridas” é essencial para o processo de cura, e acredito que podemos aplicar essa lição ao que vestimos e à forma como preservamos o nosso vestuário.

Até agora, realizei muitas reparações de vestuário e alguns projetos de upcycling. É gratificante ver os meus clientes satisfeitos e surpreendidos com o que é possível alcançar. Convido todos vocês a visitarem o meu Instagram para saberem mais sobre o meu projeto (@dianapereira_redesign). Sintam-se à vontade para interagir comigo e fazer parte desta jornada. Obrigada!

Diana”

Shopping Cart